Geólogo vistoria áreas de risco em Beltrão

1 de agosto de 2018

O geólogo Luciano Cordeiro de Loyola, do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) esteve nesta semana em Francisco Beltrão, atendendo convite da Defesa Civil do município, para fazer o mapeamento de várias áreas de riscos geológicos existentes no município. A partir destas visitas, ele vai fazer o mapeamento, como forma de auxiliar nas ações de prevenção de desastres. O trabalho teve o acompanhamento do subtenente Marcos Gross, coordenador municipal da Defesa Civil.

Luciano explica que a cidade possui muitas áreas de declividade, o que aumenta os locais de riscos em relação a desastres naturais. O objetivo do trabalho é nortear ações futuras de prevenção, especialmente nas regiões de encostas. “O suporte técnico é de fundamental importância para que o poder público e os órgãos ligados à prevenção possam ter subsídios para definir o trabalho”, explica o geólogo.

Gross relatou o estudo é de fundamental importância. “Sabemos da importância e da necessidade desse levantamento com um especialista, solicitamos apoio do secretário estadual de Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, que viabilizou a vinda deste geólogo do Estado”, comenta o coordenador. Acrescenta ainda que este parecer será utilizado em vários setores, como urbanismo, planejamento e, principalmente, pela Defesa Civil.

Luciano exemplifica que em determinados pontos não podem ser permitidas edificações. Se forem feitas de forma irregular, com este levantamento técnico é possível obter o aval judicial para adotar as medidas necessárias. “Existem muitas situações antigas que precisam ser revistas, mas a nossa principal meta é levantar dados concretos para evitar problemas no futuro”, define Luciano.

?




Pular para o conteúdo