Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Atingidos pelo granizo terão acesso ao FGTS

Publicado em

No dia 29 de junho deste ano uma chuva de granizo causou danos em centenas de residências em Francisco Beltrão. Na oportunidade o prefeito Cleber Fontana decretou Situação de Emergência, que foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

Agora a Caixa Econômica Federal, agente financeiro que coordena o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), vai disponibilizar recursos do fundo para as pessoas que tiveram danos materiais. Para se beneficiar a pessoa precisa ter saldo no FGTS, além de comprovar os danos causados pelo granizo.

O primeiro passo será fazer o cadastramento na Defesa Civil. Para tanto, foi elaborado um roteiro regionalizado para facilitar o atendimento. A equipe da Defesa Civil vai até os bairros em dias previamente estabelecidos para cadastrar as pessoas e emitir um laudo comprovando o dano. Também vai vistoriar os imóveis que tiveram perdas.

Para se cadastrar é necessário apresentar comprovante de residência, que pode ser uma conta de água ou de luz e um documento com foto. Após ter acesso a este documento da Defesa Civil, o requerente deverá se dirigir à Caixa Econômica para formalizar o pedido da liberação do FGTS. O limite será de R$ 6.220,00 por pessoa. Neste caso é preciso que o saldo seja superior a este valor. Quem tem saldo com valor menor receberá proporcionalmente ao seu saldo do FGTS.

O coordenador da Defesa Civil no Município, Subtenente Anselmo Gross, explica que só devem se cadastrar pessoas que realmente tiveram danos com o granizo. “Nós temos o mapeamento de todas as ruas, bairros e comunidades do interior atingidas pelo temporal. Com isso, podemos identificar se houve dano no endereço citado pelo requerente”, enfatiza Gross. O levantamento da Defesa Civil aponta que foram atingidos 18 bairros e sete comunidades do interior do município. O cadastramento será realizado no período de 11 a 27 de setembro. O cronograma é o seguinte:

DIAS 11 e 12/09 – TERÇA E QUARTA-FEIRA

CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO

SÃO CRISTÓVÃO – INDUSTRIAL – ÁGUA BRANCA –  RIO QUIBEBE

DIAS 13 E 14/09 – QUINTA E SEXTA-FEIRA

CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO ALVORADA

ALVORADA – MARRECAS – NOSSA SENHORA APARECIDA – CENTRO – SANTA BARBARA E ÁGUA VERMELHA

DIAS 17 E 18/09 – SEGUNDA E TERÇA-FEIRA

CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO LUTHER KING (ENTRE RIOS)

LUTHER KING – PRESIDENTE KENNEDY

DIAS 19 E 20/09 – QUARTA E QUINTA-FEIRA

CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO CANGO

CANGO E GUANABARA

DIAS 24 E 25/09 – SEGUNDA E TERÇA-FEIRA

CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO SÃO MIGUEL

SÃO MIGUEL – SÃO FRANCISCO – CRISTO REI E NOVO MUNDO

DIAS 26 E 27/09 – QUARTA E QUINTA-FEIRA

CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO VILA NOVA

VILA NOVA – JARDIM SEMINÁRIO – MINIGUAÇU – LINHA EVA – LINHA MACAGNAN E LINHA SÃO PAULO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.