Prefeitura pede que moradores denunciem descarte irregular de lixo

30 de setembro de 2015

Uma pilha de lixo descartado irregularmente numa estrada vicinal rendeu dez cargas de entulho; a Prefeitura pede que moradores denunciem este tipo de prática

O aumento no número descarte irregular de lixo está chamando a atenção do governo municipal em Francisco Beltrão. Em um caso registrado nesta semana, por exemplo, uma pilha de resíduos encontrada numa estrada vicinal próxima da cidade continha produtos que podem contaminar o solo e se transformar em focos de dengue.

“Nos últimos meses têm sido cada vez mais comum encontrar locais com lixo descartado de forma irregular, geralmente em espaços públicos, mesmo com a intensificação da fiscalização”, explica Bruna Freitas, coordenadora do setor de Endemias da Prefeitura. “O que a gente pede é que as pessoas que virem alguma irregularidade assim nos comuniquem ou dê indícios para que possamos apurar os casos e punir os responsáveis”, completa.

A Secretaria de Saúde mantém um telefone exclusivo – o Disque Dengue – para casos que possam gerar focos de larvas do Aedes aegypti, através do 3524-2415. A Secretaria de Meio Ambiente também acolhe denúncias de casos relacionados à poluição e descarte de resíduos, pelo 3523-6347.

Em muitos casos, a fiscalização da Prefeitura consegue flagrar os responsáveis no ato do descarte, ou os localiza posteriormente através de indícios deixados no próprio local. As empresas e pessoas que depositam lixo em locais públicos são notificadas, recolhem e destinam corretamente o material e ainda podem receber multa que varia de R$ 500 a R$ 500 mil, segundo estipula o Código Ambiental do município.

O descarte flagrado nesta semana na antiga estrada do Picadão rendeu dez cargas de entulho, que foram retirados do local pela Secretaria de Urbanismo e destinados adequadamente. A pilha de materiais continha peças de mecânica, vasos sanitários, embalagens de óleo e até restos de animais.