Novo sistema de transporte coletivo começa a funcionar dia 1º de janeiro

29 de dezembro de 2015

Mudanças para modernizar o transporte público na cidade serão gradativas e vão desde a ampliação de horários e rotas até a instalação de bilhetagem eletrônica, melhoria de pontos e criação do sistema alimentador

A partir desta sexta inicia o processo de modernização do transporte coletivo de Beltrão; a primeira mudança é a nova frota, com acessibilidade e padronizada

A partir desta sexta-feira (1º) usuários do transporte coletivo de Francisco Beltrão já irão observar as primeiras mudanças do processo de modernização do serviço, que primeiramente inclui a padronização da frota – são ônibus mais novos, com acessibilidade e da cor amarela – e um novo sistema de horários e rotas.  Neste ano, a Prefeitura fez uma nova concessão do serviço com uma série de exigências para melhorar o transporte urbano, que agora será feito somente pela Guancino.

As mudanças serão implementadas de forma gradativa e uma das mais significativas é a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, que ocorrerá nos primeiros meses de operação do novo serviço e eliminará os chamados vales-transporte de papel e a cobrança em dinheiro.  A empresa que irá operar a frota terá um ponto de atendimento ao usuário no Shopping Aquarius.

O secretário de Administração, Saudi Mensor, encara a proposta como uma adaptação do sistema beltronense ao já existente em grandes cidades. “Toda esta proposta de modernização fará uma diferença enorme para o usuário e é parte de uma política de incentivo ao transporte público: queremos melhorá-lo para incentivar seu uso. Após a conclusão da implantação de todo o sistema, Beltrão estará no nível de grandes cidades”, explica.

As melhorias vão desde a ampliação de trajetos nos bairros e horários de circulação dos veículos até a melhoria de pontos de ônibus e de ruas do sistema. A modernização inclui ainda um sistema alimentador dos bairros ao centro, a operação com veículos mais novos e sistemas de monitoramento eletrônicos de todas as linhas.