Com boa aprovação, parklets terão espaço permanente

Espaços foram montados provisoriamente durante a Semana do meio Ambiente e agora poderão se tornar permanentes

As chamadas vagas vivas, que durante a Semana de Meio Ambiente chamaram a atenção de moradores em Francisco Beltrão, terão um espaço definitivo. A Prefeitura começou a formatar um projeto para nos próximos meses instalar ao menos um parklet permanente na cidade e contemplar a ampliação destes espaços ao longo dos anos.

A determinação para que os parklets virem política pública partiu do prefeito Antonio Cantelmo Neto. “Em virtude da grande aceitação das minipraças, que receberam muitas menções positivas da população através de diversos meios, pedi que se estudasse um local e a melhor forma de fazermos um espaço como este permanente em algum ponto da cidade”, afirma o prefeito.

Provisórios, os parklets foram montados em parceria com o Nudearq, Unipar, UTFPR, Unisep e Pedala Beltrão em três pontos da cidade. O conceito do espaço é de uma minipraça, em uma área que ocupa ao menos duas vagas de estacionamento, mas que é usada como se fosse uma extensão da calçada. A estrutura é toda montada com madeira e materiais de reaproveitamento e contém bancos, mesas e até um pequeno bicicletário, além de muitas plantas.

Usuários aprovaram

Uma pesquisa realizada durante o período em que tiveram instalados revelou que 35% dos usuários afirmaram não saber o que era um parklet, mas 90% o consideraram mais importante que duas vagas de carro. Todos os entrevistados acharam o espaço bonito e pelos menos 95% consideraram que poderiam ser mais e permanentes.