Após 12 anos, Cidade Norte voltará a ter posto do Corpo de Bombeiros

14 de janeiro de 2016

Ordem de serviço que autoriza a construção do prédio foi assinada nesta quinta-feira pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea, e comandante do 3º SGBI, mj Carlos Schinda

Mais de 12 anos após o posto de Bombeiros que funcionava próximo a BRF ter sido desativado, a Cidade Norte voltará a ter uma nova estrutura para abrigar equipe de atendimento de acidentes, incêndios e catástrofes. O novo posto do Corpo de Bombeiros terá uma moderna estrutura e foi autorizado nesta quinta-feira (14) pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea.

Serão investidos R$ 503 mil na construção do prédio, que terá 475 m2 e será edificado com recursos do Funrebom (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros). A obra será feita em uma área de cerca de 2 mil m2 doada pela Prefeitura próxima a antiga Perdigão e será executada pela Qualitá Engenharia, que tem prazo de um ano para concluir o prédio.

Segundo o mj. Carlos Schinda, comandante do 3º SGBI, com a construção do posto avançado Beltrão sai na frente de outros municípios em uma tendência de descentralização do Corpo de Bombeiros. “Em muitas cidades, ter postos avançados é uma necessidade e pode fazer muita diferença no atendimento da ocorrência; o futuro é a expansão desse modelo”, afirma.

Atualmente, o tempo médio de deslocamento no atendimento de emergências em Beltrão é de oito minutos e meio. Com o posto avançado da Cidade Norte, o tempo médio será reduzido para cinco minutos, menor que o recomendado em casos de incêndio, por exemplo. A unidade atenderá uma população de 20 mil habitantes que residem nos dez bairros da região, além de outros municípios situados ao Norte de Beltrão.

R$ 13,5 milhões em investimentos

Representantes das associações de moradores da Cidade Norte que participaram da assinatura da ordem de serviço elogiaram a iniciativa e destacaram a melhoria de serviços públicos naquela região da cidade, mesmo tom adotado pelo prefeito Eduardo Scirea. “Com este posto avançado dos Bombeiros, chegamos a R$ 13,5 milhões investidos em obras na Cidade Norte nos últimos dois anos, uma valor que faz jus a importância econômica desta região da cidade”, disse Scirea.

Além do posto de Bombeiros, a Prefeitura também autorizou nesta quinta a construção de vestiários e iluminação do campo do bairro Sadia, que soma investimento de mais R$ 275 mil. A presidente da Câmara, Elenir Maciel, e os vereadores Roberson Fieira, Lurdes Pazini e Daniela Celupi também participaram da solenidade.