Tributo à Cidadania destinará R$ 173 mil em materiais para 15 instituições

Com o prefeito Cantelmo Neto, a diretora da escola Madre Boaventura, Neiva Ampolini, assina o recebimento de equipamentos utilizados pelos alunos do Tempo Integral

A Campanha Tributo à Cidadania, que arrecada e distribui produtos adquiridos com valores destinados por pessoas físicas e jurídicas do Imposto de Renda, irá beneficiar 15 instituições na edição deste ano. As escolas e entidades que desenvolvem projetos beneficentes serão contemplas com materiais eletrônicos, móveis, eletrodomésticos e até brinquedos para auxiliar as atividades.

As instituições beneficiadas receberam nesta terça-feira da Secretaria de Assistência Social e Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) os produtos, em ato na Associação dos Funcionários Municipais (AFM).

“Nós, hoje, não temos mais situações de extrema carência e crianças pedindo esmolas nas ruas porque apoiamos e incentivamos as entidades que realizam trabalhos sociais em várias vertentes. Acreditamos que devemos investir em projetos e espaços de acolhimento de jovens e crianças para depois não ter que gastar com recuperação de criminosos e drogados”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ana Lucia Manfrói.

Todos os materiais foram adquiridos através da destinação que pessoas físicas e jurídicas fazem no Imposto de Renda e que pode variar de 1 a 6% do valor devido. O dinheiro é depositado no Fundo de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e gerenciado pela Secretaria de Assistência Social e CMDCA, que selecionam os projetos beneficiados e fazem a aquisição dos materiais solicitados.

Nos últimos cinco anos, a campanha só não obteve crescimento do valor arrecadado em um. Nesta edição, por exemplo, o montante chega a R$ 173 mil e é quase três vezes maior que o registrado em 2012 – R$ 66 mil.

Uma forte parceria da campanha é com o Sincobel (Sindicato dos Contabilistas de Francisco Beltrão) que, através dos associados, orienta a população no momento de fazer a declaração de Imposto de Renda. “É importante que todo mundo que tenha IR a declarar comunique seu contabilista da vontade de destinar parte do dinheiro ao Tributo á Cidadania”, explica o presidente do Sincobel, Mirandir Bonissoni.

Durante a entrega dos produtos, o prefeito Antonio Cantelmo Neto destacou que a campanha colabora com os vários projetos desenvolvidos em parceria com o poder público e que a meta do ano que vem é arrecadar R$ 300 mil. “Percebemos que as pessoas de Francisco Beltrão têm uma sensibilidade maior para colaborar com as iniciativas de cunho social que em 2015 iremos, com a ajuda dos parceiros, intensificar a campanha e quase que dobrar a arrecadação”,  afirmou o prefeito.

Instituições beneficiadas

Apae