Políticas para idosos precisam de mais recursos e participação

25 de junho de 2015

Na abertura, o vice-prefeito, Eduardo Scirea, destacou o papel democrático da conferência

Entre as principais propostas aprovadas por representantes de entidades dos direitos da pessoa idosa, nesta semana em Francisco Beltrão, muitas envolvem a criação de formas de financiamento de atividades e políticas públicas para a melhor idade e a participação de idosos em instituições governamentais, associativas e conselhos. Realizada na quarta-feira (24) pela Secretaria de Assistência Social, a Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa elencou propostas para o poder público em sete diferentes segmentos.

Entre as sugestões de financiamento está a reativação do Fundo da Pessoa Idosa e o desenvolvimento de campanhas para enfatizar a doação de percentual do Imposto de Renda para a área, além de projetos conjuntos entre Município, Estado e União. A Conferência também pediu maior fatia do orçamento da Secretaria de Assistência Social e o planejamento de projetos específicos para os idosos em todas as outras secretarias municipais.

O encontro aconteceu na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e também elencou prioridades como a inclusão de idosos em conselhos e a criação de um centro de referência de defesa dos direitos da melhor idade. A implantação de uma creche do vovô e a adequação de espaços públicos aos idosos também foram aprovadas pela conferência.

O vice-prefeito Eduardo Scirea, que no ato representou o governo municipal, destacou a oportunidade de participação na formação de políticas públicas. “Este é um espaço democrático, em que se pode sugerir, votar e ser votado para nos ajudar a aprimorar a atuação do poder público na melhoria das condições das pessoas idosas”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Ana Lucia Manfrói, o presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Luiz Graczik, a presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel, a representante do Conselho Estadual, Roseli Tonello, e a chefe regional da Secretaria da Famíli, Francieli Schmitz, também acompanharam a conferência.