Mulheres são certificadas em cursos do Creas

24 de setembro de 2014

Da assessoria

Vinte mulheres participaram dos cursos oferecidos pelos Creas; atualmente, outros dez cursos da Secretaria estão em andamento

Vinte mulheres participaram dos cursos oferecidos pelos Creas; atualmente, outros dez cursos da Secretaria estão em andamento

Vinte participantes do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) de Francisco Beltrão receberam nesta quarta-feira (24) os certificados de formação em dois cursos ministrados nas últimas semanas. A secretária de Assistência Social, Ana Lucia Manfrói, e o coordenador do Creas, Sergio Kupkowski, entregaram pessoalmente os certificados às participantes.

A conclusão da capacitação marca a possibilidade de as formadas em decupagem e pintura de tecidos terem no artesanato uma forma de complementar a renda. No entanto, segundo destaca Sergio, o objetivo maior é recuperar a autoestima das participantes. “São cursos que têm finalidades comerciais, mas que focam, principalmente, o resgate da cidadania dessas mulheres, que interagem e se sentem importantes diante de uma atividade quase que terapêutica”, afirma.

Os cursos são oferecidos a famílias que tenham algum tipo de vulnerabilidade social. Com 60 horas/aula cada, nos cursos de decupagem e pintura de tecido, as participantes aprendem técnicas de produção de materiais como enfeites em caixas e pans de prato.

Atualmente, outros dez cursos são desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social para públicos específicos, como beneficiários do Bolsa Família, idosos e adolescentes, envolvendo quase 200 pessoas. “A nossa função está além de dar cesta básica; é um trabalho de dignificação das pessoas e de oportunizá-las novos caminhos e horizontes”, reitera a secretária Ana Lucia Manfrói.




Pular para o conteúdo