Moradores de conjunto habitacional afetado por enchentes pedem agilidade para o caso

30 de junho de 2014

Sempre que o Rio Santa Rosa transborda, uma das quadras do conjunto habitacional é afetada pela inundação, como no sábado

As 19 famílias que moram em parte de um conjunto habitacional no bairro Pinheirão, em Beltrão, voltaram a se reunir com o prefeito Antonio Cantelmo Neto para cobrar uma solução para o problema. Uma das quadras do conjunto Adelfina Scheid, construído em 2011, está em área de risco e é afetada pelo transbordo do Rio Santa Rosa.

Desde o ano passado a Prefeitura trabalha no cadastramento das famílias e formulação de uma solução junto à Caixa Econômica Federal. “Reunimos documentos, fotos e até laudo atestando que o local é impróprio para moradia, encaminhamos à Caixa e agora aguardamos um posicionamento sobre o que poderá ser feito para solucionar o problema”, explicou o prefeito Antonio Cantelmo Neto às famílias.

A principal questão, segundo Neto, é que as residências estão financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida e, por isso, é preciso que o governo federal indique uma solução. “O Município também tem dever de colaborar na questão, e o faremos indicando um terreno para construção das novas casas, mas somente após a decisão do Ministério das Cidades e Caixa”, disse.

Durante a enchente do final de semana, as 19 residências do local foram atingidas pelas águas. Ainda na sexta-feira as famílias começaram a ser retiradas do local com auxílio da Secretaria de Assistência Social.