Escola Oficina Inicia Cursos

8 de agosto de 2017

A Escola Oficina Adelíria Meurer realizou solenidade na segunda-feira, dia 7 de agosto, marcando o início de cinco cursos profissionalizantes por meio do projeto “Fique de Olho no Amanhã – Profissionalizando para o Futuro”. Os cursos são bancados pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Assistência Social. O projeto é pioneiro na escola e atenderá 150 adolescentes (30 por curso). A profissionalização será nas áreas de assistente administrativo, almoxarife, assistente de recursos humanos, promotor de vendas e recepcionista. A carga horária de cada curso é de 160 horas. Os alunos também terão outras oficinas de cunho recreativo e cultural.

Participam adolescentes de 15 a 17 anos, cadastrados nos programas socioassistenciais ou que encontram-se em situação de vulnerabilidade social e pessoal. O projeto tem por objetivo, além da  profissionalização, fortalecer a convivência familiar e comunitária, contribuindo para a permanência ou o retorno na escola regular, por meio do desenvolvimento de atividades nos cursos que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação para o mundo do trabalho. Atualmente a Escola Oficina atende 370 adolescentes em todos os programas que oferece.

Wellington Vinícius Moreira Barbosa tem 15 anos e reside no bairro Padre Ulrico. Para ele a profissionalização é de fundamental importância na busca do mercado de trabalho. “Tenho certeza que quando tiver a oportunidade em uma empresa estarei preparado”, enfatiza. Também destaca que só consegue frequentar o curso em função da gratuidade. “Se tivesse que pagar dificilmente conseguiria fazer esta qualificação”, comenta.

Ana Paula Vais Guedes, também com 15 anos, reside no Conjunto Esperança. Ela comenta que a preparação profissional é de fundamental importância. “O empresário sabendo que fui preparada para desenvolver a função disponível, certamente a minha colocação no mercado de trabalho será mais fácil”, comenta Ana. “Não teria condições de pagar um curso e vou aproveitar esta oportunidade”, enfatiza.

Wellington Moreira Barbosa, Claudia Tonello e Ana Paula Vais Guedes

A frente de honra foi formada pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Antonio Pedron, que representou o executivo, Silvio Júnior Cintra de Araújo, assessor parlamentar da Câmara de Vereadores, que representou o Poder Legislativo, Leandro Legramanti, diretor da secretaria de Assistência Social, Genuir Merlos, coordenador do Centro da Juventude, e Claudia Tonello, diretora da escola.




Pular para o conteúdo