Dia contra a violência tem ações no Calçadão

17 de maio de 2017

Esta quinta-feira, 18 de maio, é o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para marcar a passagem da data, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) vai realizar uma série de atividades no Calçadão, das 09h00 às 15h00. Serão ações de conscientização da comunidade e para divulgação da rede socioassistencial disponível no município. As atividades estão em andamento desde o dia 9 de maio e prosseguem até o dia 24.

Esta mobilização nacional existe em torno deste tema porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um bárbaro crime chocou o país e ficou conhecido por “Caso Araceli”. Uma menina de oito anos foi raptada, estuprada e morta por um grupo de jovens. Mesmo se tratando de um crime hediondo, até hoje está impune.  Devido a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a data e o mês de maio se tornaram referência em mobilizações, sensibilização e conscientização.

De acordo com Sueza Odoni, assistente social coordenadora do Creas, o objetivo é convocar a sociedade para participar da luta em defesa dois direitos das crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre de abusos e da exploração”, enfatiza.  A meta é envolver a família, sociedade civil e instituições, para que todos assumam o compromisso de enfrentamento da violência sexual.

Ela explica que uma das formas de enfrentamento do problema é a denúncia. No Brasil existe o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos, onde as pessoas podem encaminhar as denúncias. O atendimento é diário, das 08h00 às 22h00, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem gratuita. Em Francisco Beltrão também podem ser feitas no Conselho Tutelar, telefone 3523-12-43, ou na delegacia da Polícia Civil.

Cartaz A3 - 18 de maio




Pular para o conteúdo