Conscientização sobre violência contra a pessoa idosa

14 de junho de 2018

Este 15 de Junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

A violência ao idoso não é um fato isolado, mas um reflexo da violência na sociedade como um todo. Os idosos são pessoas que, geralmente, tem uma maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência. Agressões físicas, psicológicas, abandono, negligência e exploração financeira são as denúncias mais comuns. A violência, muitas vezes, vem de quem deveria cuidar dos idosos.

Em Francisco Beltrão, a Secretaria Municipal de Assistência Social através do CREAS (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social) tem uma atuação específica à idosos com algum grau de dependência que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos tais como: situação de violência, seja ela negligência, abandono, violência física, psicológica, exploração financeira, dentre outros.

A equipe técnica conta com um profissional de Serviço Social e uma de Psicologia, que atendem diariamente essas situações. Os profissionais responsáveis por atender essa demanda destacam que a falta de compreensão por parte dos familiares para com as condições especificas dos idosos acabam gerando conflitos que levam a diversas formas de violação de direitos.

Analisando os casos atendidos no Creas, de um modo geral, pode-se destacar que o principal tipo de violência contra idosos é a negligencia, que se caracteriza como a omissão ou negação em fornecer os atendimentos básicos que os mesmos necessitam. Diante desta violência predominante, os profissionais têm observado através das intervenções junto às famílias que, o que se necessita nos relacionamentos familiares é mais Amor, Carinho, Atenção e Compreensão, sentimentos essenciais em todos os momentos da vida e em especial quando se trata de idosos.

Qualquer situação de suspeita de violência contra pessoas idosas podem ser denunciadas através dos seguintes canais de denúncia: Disque 100, Disque Denúncia 181(Estadual) ou Disque Idoso 165 (Municipal)

Valtemir Gomes Severo                  Inês Aparecida Koop

Assistente Social CREAS                 Psicóloga CREAS