Acadêmicos de Nutrição e CRAS realizam ações nos bairros

29 de agosto de 2018

Nos meses de junho e agosto acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade Paranaense (Unipar) realizaram ações junto ao CRAS Centro de Francisco Beltrão.  Os acadêmicos foram para os bairros a fim de promover saúde e prevenção, com encontros de aprendizado e conhecimento com as comunidades atendidos pelo CRAS. Além da integração entre universidade e comunidade, os futuros profissionais da saúde vivenciaram os anseios, expectativas, necessidades e sanaram as dúvidas da população sobre alimentação e nutrição.

Para a coordenadora do curso de nutrição da Unipar, a nutricionista Greicy Peretti Poffo, “fortalecer e qualificar o cuidado nutricional no âmbito da atenção primária é uma forma mais econômica, ágil, sustentável e eficiente de prevenir a ocorrência de doenças associadas à má alimentação do que referenciá-los para o atendimento hospitalar, num futuro próximo, em decorrência de suas complicações”.

Durante este período foram desenvolvidas oficinas, dinâmicas e palestras nos bairros, abordando temas como necessidades nutricionais, rotinas diárias, alimentação durante as diversas fases da vida e a importância do consumo de alimentos saudáveis para a saúde e qualidade de vida. Além disso, foi feito um alerta sobre o consumo de alimentos industrializados, ingredientes utilizados e o cuidado com o consumo, pois estes alimentos podem contribuir para o surgimento de doenças como diabetes, colesterol, hipertensão, obesidade e entre outras que afetam a saúde e bem estar das pessoas.

A coordenadora do CRAS Centro, Claudia Terezinha Gagliotto Galvan, enfatiza a importância do trabalho intersetorial para a execução do Programa Família Paranaense e salienta a importância daparceria com a Unipar para a realização e o sucesso da atividade. “Para os nossos usuários foi uma oportunidade de obter orientações sobre alimentação objetivando a saúde e qualidade de vida da família”, relata. As ações foram realizadas no Centro e nos bairros Marrecas, Novo Mundo, Luther King, São Miguel e Padre Ulrico, onde mais de 100 de pessoas  foram atendidas.

 




Pular para o conteúdo