Satisfação é parte do trabalho da telefonista

29 de junho de 2018

Desde o ano de 1956, em 29 de junho comemora-se o Dia da Telefonista. Para homenagear todas as pessoas que exercem esta importante profissão, preparamos uma matéria com a profissional que é a voz da Prefeitura de Francisco Beltrão, Sônia Biazus. Receber e transferir ligações, localizar pessoas, transmitir mensagens e registrar solicitações são algumas das funções desempenhadas por este profissional.

O serviço, indispensável no atendimento ao público, funciona como um cartão de visitas da empresa, instituição ou organização. Por esses motivos, é preciso que o profissional esteja devidamente preparado para fornecer informações e responder dúvidas de quem o procura. Assim como o telefone passou a ser instrumento indispensável para as empresas e para a população, a telefonista também se tornou um importante agente inserido no processo econômico. O papel da telefonista vai mais longe, e não se restringe apenas a efetuar ou transferir ligações.

Sônia Mariley Biazus tem 49 anos e destes, 24 dedicados ao trabalho de telefonista da prefeitura de Beltrão. No início de 2017 passou a atuar também como recepcionista. Muito dedicada e sorridente, atende bem todas as pessoas que vão na prefeitura e as ligações que recebe. São centenas de ligações que passam por ela diariamente. “Eu perdi a conta de quantas vezes repeti as frases: Prefeitura, Sônia, bom dia e Prefeitura, Sônia, boa tarde. Nestes 24 anos atendi tantas ligações que seria impossível contar”, brinca Sônia.

Em 1994 ela fez um curso de telefonista e durante aquele período prestou concurso público para vaga de telefonista e operadora de PABX na prefeitura. O primeiro PABX tinha oito linhas e 15 ramais. Atualmente são 30 linhas e 170 ramais. Mesmo com as mudanças na comunicação e o uso de novas tecnologias, o telefone continua sendo um importante instrumento de comunicação entre os beltronenses e os serviços públicos municipais.

Ela trabalhou com vários prefeitos. Começou na gestão de João Arruda. Depois passaram Guiomar Lopes, Vilmar Cordasso, Wilmar Reichembach, Antonio Cantelmo Neto e agora Cleber Fontana. “Me sinto honrada por ter trabalhado com todos estes prefeitos que sempre valorizaram meu trabalho. Tenho orgulho de ter dedicado a metade da minha vida à minha profissão”, relata. Sônia comemora o dia da telefonista com mais alegria do que o dia de seu aniversário. “Para mim o dia da telefonista é o mais importante do ano, pois tenho muito orgulho e amor pela profissão que escolhi”, comenta.